O lado sombra do autoamor

O amor-próprio é tão óbvio e tão difícil ao mesmo tempo.

Quantas pessoas você conhece que não se amam em primeiro lugar, tem dificuldade em se autovalorizar, buscam incessantemente em outras pessoas reconhecimento e carinho.

Pode ser você mesmo, pode ser aquela amiga que está sempre sofrendo com os seus relacionamentos, aquele amigo que não consegue se pronunciar, não arrisca, não corre atrás dos seus sonhos ou aquela pessoa que cuida de todo mundo menos de si mesma.

O amor-próprio não é tão simples de conquistar porque ele exige que amemos o nosso lado sombra também. Que aceitemos nossos defeitos, que nos perdoemos pelos nossos erros.

Só depois que nos tornarmos capaz de amar absolutamente tudo em nós é que conquistamos o autoamor genuíno.

A maior parte das pessoas costumam praticar o autoamor só quando acertam ou então mantêm o foco sempre naquilo em que precisam melhorar, aprender, desenvolver e mudar. Então experimentam aquela sensação de fraqueza, de decepção e tristeza.

Olham no espelho e julgam a si mesmos como incompletos, incapazes e impõem condição para o autoamor.

“Quando eu me tornar tal coisa, aí sim.”

“Quando eu emagrecer…”

“Quando eu arrumar alguém…”

Quando sentimos amor puro e grande por alguém costumamos dizer que amamos até mesmo seus defeitos. É uma forma de dizer que o que sentimos é tão forte que compensa aquilo que não gosta na pessoa.

Essa receita vale para o autoamor também, é se amar a ponto de se acolher quando errar, de se desculpar quando não conseguir atingir as próprias expectativas, se perdoar quando perceber que agiu mal ou descobrir que poderia ter feito diferente.

Enquanto você não amar seu lado sombra não estará praticando o amor-próprio. Estará sempre no vermelho na conta do autoamor e atraindo o mesmo nível de amor que dá a si mesmo.

Só depois de aceitar algo você se torna capaz de transformar.

Se você nega, não existe. O que não existe não precisa ser mudado, melhorado ou perdoado.

Pense nisso!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s