Quantidade x Qualidade

“Eu preciso de mais tempo.”

“Ah…se eu tivesse tempo.”

Antes as pessoas reclamavam de forma inconsciente pela falta de tempo, hoje parece que isso começou a ser alvo de atenção e questionamento.

Uma coisa é certa, de nada adianta conseguirmos mais tempo, se não sabemos aproveitar com qualidade. Do que adianta ter mais daquilo que não sabemos como utilizar, não é mesmo?

O tal do foco (habilidade desejada por muitos) tem um fator chave: a concentração. Estar concentrado significa que está dedicando total atenção para aquilo que está fazendo.

O foco é o que faz o seu tempo ter qualidade, não importa a quantidade em minutos e segundos que você tenha.

Se você tiver uma hora para brincar com o seu filho, dedique toda a sua atenção a ele e ao que estiverem fazendo juntos nesses sessenta minutos. Olhe nos olhos dele, decore seu sorriso, sinta o cheirinho dele, ouça o que ele diz. Vai parecer que essa hora passou voando, mas esse é mais um sinal de que você aproveitou bem esse tempo.

Quando temos a impressão de que o tempo está “se arrastando” é porque estamos ansiando estar em outro lugar, fazendo outra coisa. Ou seja, com atenção zero.

Todos nós temos 24 horas por dia para fazermos aquilo que quisermos e que precisamos, a maneira como vamos nos dedicar a cada fração de segundo é que fará a diferença e trará a satisfação.

Ao parar para comer, sinta o gosto da comida, mastigue consciente.

Quando estiver tomando banho, sinta a temperatura da água, massageie seu corpo, sinta o cheiro que shampoo deixa nos seus cabelos. Quando você escolheu para comprar, escolheu pela fragrância que provavelmente faz tempo que não percebe.

Quando estiver em um grupo presencial, desconecte-se do celular. Encontros presenciais são tão raros hoje em dia.

Quando estiver assistindo ou lendo algo, dedique atenção. É naquele momento que o seu repertório mental está recebendo informações.

Ao abraçar alguém, sinta o calor do abraço. Ao beijar alguém, faça com todo o seu corpo.

Quando estiver trabalhando, foque no que estiver fazendo. Assim será mais produtivo e eficiente.

Antes de desejar ter mais tempo, perceba como você aproveita o que você tem.


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s