Não deixe para amanhã o que você pode deixar hoje

Não, você não leu errado e nem eu me equivoquei no título…rs

Quero começar essa semana refletindo sobre os hábitos que já deveria ter deixado para trás e ainda não fiz. E aqui entram não só hábitos ruins como comportamentos negativos.

Faça uma análise e, se possível, escreva todas as coisas que você costuma fazer que te despertam arrependimento ou vergonha. Aquela sensação de “poxa, fiz de novo isso/assim”.

Claro que tudo isso que você localizar está registrado no seu sistema, por isso você repete esses padrões e não será do dia para noite que eles serão modificados. Então, quero deixar algumas dicas para que você transforme esses hábitos.

Escolha um hábito que deseja abandonar e:

DICA 1 – SE OBSERVE

Sair do Piloto Automático é o primeiro passo de quem deseja mudar hábitos e comportamentos negativos. Só é possível identificar quando e por que fazemos algo, quando estamos em constante auto-observação. Essa prática, de quebra ainda, te trará mais autoconhecimento e autocontrole emocional.

DICA 2  CRIE GATILHOS

Gatilhos cerebrais são como botões que acionam vontades, sentimentos e os próprios hábitos. Então, para ajudar a desativar os gatilhos antigos, crie novos. Por exemplo, se você é daquelas que perde muito tempo no celular deseja perder menos tempo com isso, você pode usá-lo como amigo e criar lembretes com afirmações como: SAIA DO CELULAR E VÁ SER FELIZ; ZUCKERBERG ESTÁ COM A VIDA GANHA, VOCÊ NÃO; FAÇA UMA RESPIRAÇÃO PROFUNDA E RETOME SUAS ATIVIDADES… 

DICA 3  ESTABELEÇA O QUE IRÁ FAZER NO LUGAR DISSO

Tenha clareza do que você deseja realizar no lugar daquilo. É preciso saber o que não queremos, mas de suma importância refletir sobre o que queremos afinal no lugar daquilo que estamos considerando como negativo. Você deverá dizer a si mesma o que deve ser feito sempre no positivo, por exemplo: GASTAR MENOS TEMPO NO CELULAR; LER UM CAPÍTULO POR DIA; MANTER A CALMA EM UMA CONVERSA DIFÍCIL; OUVIR COM ATENÇÃO O QUE O OUTRO ME DIZ ANTES DE RESPONDER

Tenho certeza de que essas dicas te ajudarão a começar as transformações que pretende por aí.

A segunda-feira é conhecida como o dia do recomeço, então comece a deixar hoje mesmo hábitos e comportamentos que não te aproximam da pessoa que você deseja ser e da vida que deseja levar.

Luz e sucesso!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

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