Mente ocupada não recebe respostas

As respostas que você vive esperando estão todas dentro de você.

Claro que você já deve ter lido isso em algum lugar ou até mesmo ouvido em algum vídeo ou palestra de inteligência emocional.

Ouvimos, tomamos a consciência, mas parece que quanto mais sabemos que as respostas estão dentro de nós, mais difícil fica de acessá-las. 

Então buscamos e pedimos os sinais para forças maiores nas quais temos fé e mesmo assim não conseguimos receber, já que elas vêm em forma de intuição e intuição e mente ocupada não combinam.

O segredo para resolver problemas é sair do estado de consciência em que ele foi criado. 

É preciso silenciar a mente, sair do problema, se afastar para enxergar melhor. Do mesmo jeito que nos permite resolver tão fácil o problema de uma outra pessoa.

Para silenciar a mente é preciso praticar. Desafie-se a ficar em silêncio alguns minutos do dia, somente deixando os pensamentos passaram e prestando atenção no som que a quietude faz, dependendo de onde estiver ouvirá som de pássaros, cachorrinhos latindo, carros passando. Não importa o som que ouvirá de fora, o que importa é calar dentro.

Uma outra dica que eu sempre dou para quem está com a mente ocupada demais com preocupações ou ideias é sentar e escrever tudo no papel.

Essa escrita terapêutica irá te ajudar a desocupar a mente e pode ser que a resposta que você está buscando saia no papel no meio de tantas outras ideias. Não precisa ter nexo e nem roteiro, é só escrever o que vier.

Faça os exercícios e perceba aquele que mais te ajuda a acessar as respostas e se conectar com a sua intuição.

Luz e sucesso!

 


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @lidersesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Troque o “tenho que” por “eu escolho/quero”

Quanto peso e responsabilidade carrega uma frase que começa com “eu tenho que”, não é mesmo?

Estudos demonstram que parte de nós, ao longo da vida, desenvolve certa resistência a obrigações, como se algo que poderia ou que já seria feito por você, perdesse todo prazer quando alguém te diz que tem que fazer.

Você é desse time? Eu sou!

Essa foi uma das características que eu descobri na minha jornada de autoconhecimento e, por tê-la trazido para a consciência, consigo lidar muito melhor com as coisas que as pessoas me pedem para fazer hoje em dia.

Que tal se nós tirássemos esse peso do ter que fazer? Afinal de contas “NÓS NÃO SOMOS OBRIGADAS A NADA”! rsrs

Tudo é uma questão de escolha e até mesmo quando dizemos que temos algo para fazer é porque escolhemos adicionar aquilo na nossa programação. Além de que tudo fica bem mais leve, também, quando nos conscientizamos dos motivos pelos quais fizemos essas escolhas.

E aqui você pode até lembrar daquele ditado popular que diz que nós não fazemos só o que queremos, mas eu te afirmo que aquelas coisas que você não escolhe ter que fazer são frutos de outra escolha que você fez na sua vida.

Baseada na neurociência e em como nós podemos controlar e trabalhar estrategicamente com a nossa mente, vou deixar algumas dicas de como falar a si mesma sobre algumas atividades que talvez não sejam tão prazerosas ou então que, unidas ao peso do “tem que”, tornam maçantes.

Ao invés de “Tenho que limpar a casa”, diga: “Eu escolho limpar a casa, pois assim tudo fica cheiroso, organizado e saudável para mim e para minha família.

Ao invés de “Tenho que ir trabalhar”, diga: “Eu escolho fazer esse trabalho, porque é através dele que eu ganho o dinheiro que me permite pagar as contas, estudar e proporciona momentos de lazer e diversão para mim e para minha família”.

Ao invés de “Tenho que estudar”, diga: “Eu escolho estudar para a minha prova, para que eu possa tirar uma nota satisfatória e estar ainda mais perto de me formar e conquistar uma carreira profissional de sucesso”.

Para quem já me acompanha e usa o Caderninho do Tem Quê, pode começar a chamá-lo de Caderninho das Escolhas, quem ainda não conhece essa ferramenta, volte alguns posts e aprenda algo que vai te ajudar a desfrutar melhor o seu tempo.

Luz e sucesso!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Club Med Rio das Pedras com criança

Estivemos no Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Foram três noites no resort e vou contar um pouco das minhas impressões.

De cara já preciso dizer que, apesar de o resort estar operando com capacidade reduzida, achei bem cheio para o período. Parece que está todo mundo tirando o atraso de meses trancados em casa.

Todos os funcionários trabalhando com máscaras, pessoal da limpeza dos quartos usa também luvas e avental. Os hóspedes devem utilizar a máscaras enquanto circulam pelas áreas.

Check-in/check-out

Você para seu carro na entrada e os funcionários te recebem, retiram suas malas do carro e te direcionam para o check-in. O horário de entrada é 16h. Nós chegamos meio dia e, por uma taxa de R$ 133, pudemos almoçar e já curtir as dependências do resort. Se o quarto fica pronto antes desse horário (como aconteceu com a gente) os funcionários ligam para avisar e passar o número da acomodação.

No check-out precisamos deixar o quarto até meio dia, mas podemos almoçar e aproveitar o hotel até às 15h.

Acomodações

Ficamos em um quarto com vista para o mar. Tamanho bom, forneceram berço para o Otto sem custo extra. Limpeza super rigorosa (no check-in você preenche um formulário e diz se autoriza ou não a limpeza durante sua estada). E achei bacana que além da limpeza pela manhã, como é de praxe, a equipe também passa no quarto no fim da tarde e começo da noite para ver se está tudo ok, trocar lixo, verificar se faltam toalhas e ainda deixam uns bombons de mimo (achei fofo e super atencioso).

Restaurante

Tem um restaurante principal estilo buffet e outro a la carte que está funcionando apenas às sextas e sábados e não tivemos oportunidade de conhecer.

O principal é bem grande e com uma enorme variedade de opções. Tem saladas, pães, carnes, peixes, massas, pizzas e, claro, nosso tradicional arroz e feijão. À noite os pratos são mais elaborados e servidos com uma apresentação mais gourmet. Tive a oportunidade de provar arraia, por exemplo, que nunca tinha comido. E não é só a apresentação que é boa, o sabor também! A gente fica com um pouco de receio de comida de resort por ser mais ou menos, mas essa foi uma grata surpresa.

O café da manhã também oferece diversas opções de sucos naturais, pães frescos, croissants, brioches, tapioca, frutas, iogurtes.

E para as mães de crianças, uma boa notícia: o restaurante só começa a servir o almoço às 12h30, mas a partir das 11h já tem uma “comidinha de criança”, como purê, arroz, feijão, macarrão, entre outras opções, e as mães podem entrar e alimentar os pequenos tranquilamente. Vale o mesmo para o jantar. Isso é ótimo porque não ficamos na dependência do horário do restaurante, nem precisamos tirar o bebê da rotina. No caso do Otto, ele já está mais adaptado aos nossos horários, então não foi preciso chegar mais cedo.

À tarde, por volta de 16h, ao lado da piscina são servidos lanchinhos como misto quente, croissant e salada de frutas para quem quiser matar a fome.

Piscinas

Dando uma conferida na piscina calma

São duas piscinas principais e um bar ao lado. E há uma outra, chamada de “piscina calma”, onde só entram maiores de 16 anos e é um sossego só. Não pudemos ficar lá por conta das crianças, mas dei uma passadinha pra conhecer.

Nas duas piscinas principais tem aulas de hidroginástica e gincanas com os hóspedes e aquela gritaria e música que, sinceramente, em alguns momentos não são agradáveis. Também não achei pertinente as aulas de hidro, com pessoas aglomeraras na piscina durante esse momento de pandemia pelo qual ainda estamos passando.

Tem uma parte mais rasinha na piscina, boa para as crianças, mas senti falta daquela “prainha” que tem em algumas piscinas, onde a criança pode brincar sozinha mais à vontade.

Praia

Depois da área das piscinas há um acesso para a praia. Super tranquila, de areia grossa, com pequenos quiosques para os hóspedes curtirem a brisa do mar na sombra. Tem dois bares que servem os hóspedes ali. O bacana é que em volta do hotel tem uma área verde de montanhas que dá um contraste lindo de praia e “campo” no mesmo lugar.

Atividades inclusas

O hotel oferece algumas atividades para os hóspedes sem custo extra: arco e flecha, wakeboard e caiaque. Basta agendar horário pelo aplicativo do resort. No nosso grupo aproveitamos todas as atividades. Tem o spa, com custo extra, mas não tinha horário enquanto estivemos hospedados.

Geral

Tem um gramado grande e muito gostoso onde as crianças brincaram e correram muito. Não tem parquinho, mas a praia e esse gramado fizeram a diversão dos pequenos.

O atendimento de maneira geral é muito bom. Funcionários solícitos e atenciosos.

O sistema lá é all inclusive, ou seja, todas as refeições e as atividades que citei, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão inclusas. Algumas pessoas não gostam dessa opção, mas no nosso caso com crianças, vale muito a pena. Além disso, você já sabe quanto vai gastar durante todo o período, sem sustos no fim da estada. A não ser que você faça algum passeio ou atividade extra.

Serviço

Club Med Rio das Pedras

Km 445,5 Rodovia Rio Santos

Mangaratiba, Rio de Janeiro

Site

Não deixe para amanhã o que você pode deixar hoje

Não, você não leu errado e nem eu me equivoquei no título…rs

Quero começar essa semana refletindo sobre os hábitos que já deveria ter deixado para trás e ainda não fiz. E aqui entram não só hábitos ruins como comportamentos negativos.

Faça uma análise e, se possível, escreva todas as coisas que você costuma fazer que te despertam arrependimento ou vergonha. Aquela sensação de “poxa, fiz de novo isso/assim”.

Claro que tudo isso que você localizar está registrado no seu sistema, por isso você repete esses padrões e não será do dia para noite que eles serão modificados. Então, quero deixar algumas dicas para que você transforme esses hábitos.

Escolha um hábito que deseja abandonar e:

DICA 1 – SE OBSERVE

Sair do Piloto Automático é o primeiro passo de quem deseja mudar hábitos e comportamentos negativos. Só é possível identificar quando e por que fazemos algo, quando estamos em constante auto-observação. Essa prática, de quebra ainda, te trará mais autoconhecimento e autocontrole emocional.

DICA 2  CRIE GATILHOS

Gatilhos cerebrais são como botões que acionam vontades, sentimentos e os próprios hábitos. Então, para ajudar a desativar os gatilhos antigos, crie novos. Por exemplo, se você é daquelas que perde muito tempo no celular deseja perder menos tempo com isso, você pode usá-lo como amigo e criar lembretes com afirmações como: SAIA DO CELULAR E VÁ SER FELIZ; ZUCKERBERG ESTÁ COM A VIDA GANHA, VOCÊ NÃO; FAÇA UMA RESPIRAÇÃO PROFUNDA E RETOME SUAS ATIVIDADES… 

DICA 3  ESTABELEÇA O QUE IRÁ FAZER NO LUGAR DISSO

Tenha clareza do que você deseja realizar no lugar daquilo. É preciso saber o que não queremos, mas de suma importância refletir sobre o que queremos afinal no lugar daquilo que estamos considerando como negativo. Você deverá dizer a si mesma o que deve ser feito sempre no positivo, por exemplo: GASTAR MENOS TEMPO NO CELULAR; LER UM CAPÍTULO POR DIA; MANTER A CALMA EM UMA CONVERSA DIFÍCIL; OUVIR COM ATENÇÃO O QUE O OUTRO ME DIZ ANTES DE RESPONDER

Tenho certeza de que essas dicas te ajudarão a começar as transformações que pretende por aí.

A segunda-feira é conhecida como o dia do recomeço, então comece a deixar hoje mesmo hábitos e comportamentos que não te aproximam da pessoa que você deseja ser e da vida que deseja levar.

Luz e sucesso!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.