Positividade tóxica

Recentemente essa expressão tem aparecido nas redes sociais e em conversas com amigos. Positividade tóxica é o excesso de positividade e boas energias que as pessoas vêm espalhando pelo mundo – real e virtual – ultimamente.

Dizem que ela exige que sejamos felizes e perfeitos o tempo todo nos tornando reféns. Discordo. A positividade, pra mim, é a capacidade que temos de enxergar o lado bom de cada situação, por pior que seja. É a maneira que encontramos para lidar com as adversidades.

Óbvio que não estamos bem e super alegres todos os dias e isso faz parte dos altos e baixos da vida – ou então ela seria sem graça demais. Mas ficamos bem e aprendemos a lidar melhor com situações desagradáveis por causa de / apesar desses dias ruins.

Hoje mesmo li uma frase: “Sem chuva nada cresce. Aprenda a abraçar as tempestades em sua vida.” Positividade pra mim é isso. Entender que não há perfeição, que existem dias cinzas e muita imperfeição por trás do filtro e do feed bonito do Instagram. Mas há beleza mesmo assim ou até por causa disso.

Ser positivo não é eliminar todo o resto e fechar os olhos para os problemas. Mas sim focar mais no positivo. É cientificamente comprovado que buscar o positivo traz vantagens tangíveis e não deve ser visto como otimismo infundado.

É encontrar oportunidades nas adversidades, mesmo quando tudo parece mostrar o contrário. E tudo bem não estar todo dia super feliz. A vulnerabilidade é o que nos torna mais humanos. Mas num mundo em que as notícias diárias já não são as melhores, eu prefiro enxergar com minhas lentes da positividade e pensar que não está tão bom, mas vai ficar melhor. E não acredito que uma visão assim possa intoxicar. E você, com qual lente quer enxergar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s