Troque rotina por rituais

Alguns perfis comportamentais se dão super bem com rotinas, enquanto outros tem muita dificuldade em lidar com elas.

Sou da turma dos que não gostam de rotina e durante muito tempo tive problemas, já que ainda por cima tinha uma crença de que somente pessoas que tinham uma rotina, obtinham sucesso. Além disso, também relacionava rotina com organização.

Gosto de dizer isso, porque sei que tem muita gente que se identifica com essa minha antiga realidade. Hoje eu sei que mais importante do que ter a rotina, são os hábitos que a compõe, já que existem muitas rotinas de hábitos negativos ou incompatíveis com os planos finais. E essas com certeza não levam ao sucesso.

Em um dos treinamentos de desenvolvimento pessoal que fiz, ouvi sobre o assunto de maneira diferente e pude me libertar. Percebi que eu poderia ter rituais, ou seja, hábitos escolhidos e planejados de acordo com os meus planos que não me obrigassem a uma rotina. Então, eles entram no meu planejamento semanal sem horário fixo, mas com os benefícios identificados.

Outra coisa que considero muito eficiente é reavaliar seus hábitos, seus rituais e sua rotina, sempre que perceber que as coisas não tem acontecido como planejou. Pode ser sinal de que alguns deles já não fazem sentido ou que os benefícios não estejam tão claros. Por exemplo, se eu coloco no meu planejamento ler, por pelo menos 10 minutos, todos os dias e não tenho conseguido fazer. Avalio os meus dias e escrevo o porquê eu quero executar essa atividade, o que esse hábito me traz de benefício. Essa clareza vai me motivar a fazer ou então me fazer entender que naquele momento aquilo não é para mim.

É importante ouvir suas necessidades. Pode acontecer de você gostar de acordar um certo horário todos os dias, mas por um período o seu corpo pedir um pouco mais de descanso e tudo bem você modificar no planejamento diário. Isso te ajuda a viver com qualidade e te poupa de picos de irritabilidade e ansiedade.

E então? Você é da turma da rotina ou prefere os rituais e mais flexibilidade?

Lembre-se que a maneira correta de fazer alguma coisa, sempre será aquela que faz sentido para você.

Luz e sucesso!!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @lidersesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s