Gestantes em tempos de Covid-19

 

grávidas covid_19

Gerar um filho é um dos momentos mais especiais na vida da mãe. Envolve sonhos, emoções e muita expectativa. Receber o filho rodeada pela família, ser acolhida com muito amor e calor humano. Tudo isso faz parte da nossa cultura, mas, atualmente, devido ao coronavírus, essa realidade mudou.

Muitas grávidas tiveram que cancelar chá revelação, chá de bebê e as visitas na maternidade já não são mais permitidas. Fala-se até de não permitir que o pai acompanhe a gestante na sala de parto.

As gestantes estão incluídas no grupo de risco, mas não porque elas podem ser mais propensas a contrair o vírus, e sim como uma medida que visa protegê-las, já que a imunidade das mulheres durante a gravidez e puerpério costuma ser mais baixa do que o normal, de acordo com o Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, obstetra e fundador do Centro Paulista de Parto Normal.

Ainda não existe comprovação de que a mãe que tenha Covid-19 possa transmitir para o bebê durante a gestação ou durante a amamentação. Mas, nos casos de mães contaminadas, elas só têm acesso ao bebê quando os dois recebem alta, o que pode demorar pelo menos sete dias.

Fato é que muita coisa vem mudando com a pandemia, e temos que nos adaptar a essas mudanças. Quanto antes isso acontecer, menos doloroso. No caso das gestantes também. Essa é uma nova realidade e todas as medidas visam preservar vidas, inclusive do bebezinho que está a caminho.

Esse post é para me solidarizar com todas as mães que estão passando por isso agora. É difícil, mas nesse momento o mais importante é receber seu filho com saúde e segurança. Vocês terão uma vida para compartilhar momentos com a família e amigos no futuro. Se tem uma coisa que a maternidade ensina logo de cara é que nem tudo (aliás, quase nada) está sob nosso controle. Muitas coisas fogem de nossa vontade e só nos resta aceitar e agradecer.

Às futuras mamães, um abraço bem apertado e vibrações positivas de que tudo vai dar certo!

Imagem: Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s