O segredo da meditação

Que maravilhoso seria se todo mundo andasse consciente por aí.

Olhares se cruzariam, sorrisos preencheriam ruas, atitudes despertadas por necessidades detectadas.

Enfim, seria como nos desenhos que eu assistia quando criança onde a princesa passeava pelo vilarejo e todo mundo parecia ser amigo.

O que nos distancia dessa realidade é apenas um detalhe: a falta de presença.

Muitos exercícios estão se tornando populares nos dias atuais, como a meditação em seus muitos tipos, mindfulness, yoga, entre outros.

Mas eu sinto que a busca desesperada de silenciar a mente tem deixado as pessoas com mais um item na lista de frustrações.

Para algumas pessoas que eu pergunto se praticam algum exercício de presença, ouço uma resposta negativa acompanhada de um comportamento físico triste.

A ideia é que você se sinta bem com as práticas e não culpada porque não conseguiu meditar todos os dias no mesmo horário; pensar que não sabe meditar porque sua mente continuou processando ideias enquanto você buscava pelo relaxamento; ou então não conseguiu fazer a postura de Yoga perfeitamente.

Respire

Saiba que o segredo da meditação e do estado de presença é algo que você aprende a fazer assim que nasce: RESPIRAR.

Que maluco pensar que, depois de tantos anos, estaríamos aprendendo a respirar, a conversar de forma não violenta, a lidar com as emoções, a ser autodidata!

Esqueça tudo que você já ouviu sobre como iniciar a prática da meditação e faça o teste de sentar de maneira confortável.

Pode ser no chão em posição de lótus, pode ser na cadeira, no banco e, pode ser até mesmo deitado (só cuide para que a prática não vire um cochilo, porque não é a proposta), mas tem que ser confortável para você.

Alinhe sua coluna e cabeça de forma seus olhos estejam avistando o horizonte, feche os olhos e comece a respirar de forma profunda e mais lenta do que o normal, acompanhe a respiração contando mentalmente os segundos da inspiração e da expiração.

Procure preencher todo o seu corpo de ar, estufando a sua barriga, não limite o ar somente nos pulmões e tórax.

Ao expirar esvazie completamente, contraindo o abdômen.

Faça isso por, pelo menos, 5 minutos.

Isso já é meditar!

Mais fácil do que parecia, não é mesmo?

O Estado de Presença é essencial para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e te possibilita enxergar as infinitas possibilidades e sinais que lhe são enviados todos os dias.

Luz, Sucesso e Presença!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @lidersesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s