O segredo da meditação

Que maravilhoso seria se todo mundo andasse consciente por aí.

Olhares se cruzariam, sorrisos preencheriam ruas, atitudes despertadas por necessidades detectadas.

Enfim, seria como nos desenhos que eu assistia quando criança onde a princesa passeava pelo vilarejo e todo mundo parecia ser amigo.

O que nos distancia dessa realidade é apenas um detalhe: a falta de presença.

Muitos exercícios estão se tornando populares nos dias atuais, como a meditação em seus muitos tipos, mindfulness, yoga, entre outros.

Mas eu sinto que a busca desesperada de silenciar a mente tem deixado as pessoas com mais um item na lista de frustrações.

Para algumas pessoas que eu pergunto se praticam algum exercício de presença, ouço uma resposta negativa acompanhada de um comportamento físico triste.

A ideia é que você se sinta bem com as práticas e não culpada porque não conseguiu meditar todos os dias no mesmo horário; pensar que não sabe meditar porque sua mente continuou processando ideias enquanto você buscava pelo relaxamento; ou então não conseguiu fazer a postura de Yoga perfeitamente.

Respire

Saiba que o segredo da meditação e do estado de presença é algo que você aprende a fazer assim que nasce: RESPIRAR.

Que maluco pensar que, depois de tantos anos, estaríamos aprendendo a respirar, a conversar de forma não violenta, a lidar com as emoções, a ser autodidata!

Esqueça tudo que você já ouviu sobre como iniciar a prática da meditação e faça o teste de sentar de maneira confortável.

Pode ser no chão em posição de lótus, pode ser na cadeira, no banco e, pode ser até mesmo deitado (só cuide para que a prática não vire um cochilo, porque não é a proposta), mas tem que ser confortável para você.

Alinhe sua coluna e cabeça de forma seus olhos estejam avistando o horizonte, feche os olhos e comece a respirar de forma profunda e mais lenta do que o normal, acompanhe a respiração contando mentalmente os segundos da inspiração e da expiração.

Procure preencher todo o seu corpo de ar, estufando a sua barriga, não limite o ar somente nos pulmões e tórax.

Ao expirar esvazie completamente, contraindo o abdômen.

Faça isso por, pelo menos, 5 minutos.

Isso já é meditar!

Mais fácil do que parecia, não é mesmo?

O Estado de Presença é essencial para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e te possibilita enxergar as infinitas possibilidades e sinais que lhe são enviados todos os dias.

Luz, Sucesso e Presença!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.

Beleza: Skincare diário

skin care
Ser mãe já demanda muito do nosso tempo, mas não podemos deixar de nos cuidar e nos manter bonitas e com a autoestima elevada. Por isso, a partir de agora, vou mesclar aqui no blog alguns conteúdos de beleza e moda que acho que podem ser interessantes para as mães que me acompanham. Afinal, nossa vida tem várias facetas: mãe, esposa, filha, profissional, enfim. Acho que um blog de maternidade deve seguir essa premissa também. Sempre que estiver à procura de algum conteúdo desses, basta digitar “beleza” ou “moda” no campo de busca e todos os posts irão aparecer.
Fiz um post no insta (se você não conhece, segue lá @amaeprematura) falando sobre a importância de ter cuidados diários com a pele do rosto. A partir dos 30, começamos a perder colágeno e outras propriedades e é importante começar a usar produtos específicos para o seu tipo de pele o quanto antes.
Aqui tem o passo a passo e os produtos que uso diariamente para cuidar do meu rosto:
produtos skin care
Passo 1
Primeiro, lavo o rosto com sabonete fácil para pele seca (a minha pele é super seca). Se a sua for mais oleosa, aposte em produtos para o seu tipo de pele.
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Passo 2
Depois, uso um tônico para tirar as impurezas da pele. É incrível como, mesmo após lavar o rosto, ao passar o tônico, o algodão sempre sai escuro.
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Passo 3
Vitamina C para ajudar com formação de rugas e linhas finas. É incrível o efeito que dá na pele.
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Passo 4
Hidratante (muito importante, mesmo para quem tem pele oleosa). Quem tem a pele oleosa, acha que não precisa de hidratante. Isso não é verdade. O hidratante repõe a água da pele, e quando não utilizado, a pele produz mais gordura na tentativa de hidratar, deixando a pele ainda mais oleosa.
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Esse também é ótimo: https://amzn.to/2yCW0AG
Passo 5
Por fim, filtro solar, que deve ser usado diariamente mesmo se você não estiver na praia e piscina. O rosto não deve receber sol de jeito nenhum, eu adoro me bronzear, mas meu rosto está sempre branquinho e protegido com filtro solar e barreiras físicas, como chapéus e viseiras.
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Depois desses cuidados, uso minha make diária. E você? Me conte aqui nos comentários quais são seus cuidados diários com a pele do rosto.

Inteligência emocional em quatro passos

 

A Inteligência Emocional é considerada a grande chave para o sucesso dos seres humanos.

Sentir é algo que as máquinas não podem fazer por nós, então que tal nos dedicarmos cada vez mais ao gerenciamento dessas emoções?

No momento enfrentamos uma crise planetária, fomos convidados a nos isolar e ter contato apenas conosco e com os aqueles que convivemos diretamente.

Um desafio para um mundo que não está tão acostumado a olhar para dentro e nem encarar seus problemas relacionais de frente.

A Inteligência Emocional é a caixinha de primeiros socorros essencial para os dias de hoje, principalmente, e eu gosto de dividi-la em 4 passos. São eles:

AUTORRESPONSABILIDADE

É nessa fase que o Piloto Automático é desligado e começamos a agir e não reagir.

Assistimos atentos às nossas ações, como se acompanhássemos um seriado. E então nos conscientizamos de que nossos resultados são sempre frutos das nossas ações e escolhas.

Até mesmo aquilo que alguém faz para nós, depende do nosso consentimento.  Se você quer desenvolver a sua Inteligência Emocional, aceite de que é o responsável por todos os resultados da sua vida, os bons e os ruins.

Autorresponsabilidade não é culpa, é liberdade.

AUTOCONHECIMENTO

O segundo passo é o autoconhecimento. Se deseja gerenciar as suas emoções, é preciso saber quem você é, do que você gosta, quais são seus talentos e habilidades e também quais as suas vulnerabilidades.

Para isso existem muitas ferramentas e profissionais espalhados por todos os cantos, com diferentes maneiras de te ajudar.

Leia livros e faça listas, escreva sobre você e sobre seus sentimentos, com frequência.

AUTOCOMPAIXÃO

Esse terceiro passo é muito importante, afinal de contas você está numa jornada de desenvolvimento e muita coisa vai mudar no caminho.

Na busca pela Inteligência Emocional você identificará comportamentos incoerentes com uma pessoa que entende e gerencia suas emoções, diálogos agressivos, atitudes impulsivas, etc.

E para todas essas situações você deverá acionar o botão da autocompaixão. Aceitar que até aqui você fez o melhor com as informações que você tinha e que daqui em diante pode fazer melhor.

Se abrace, se ame e se valorize, você está em evolução.

EMPATIA

Entender o outro é um dos principais passos para quem deseja ter Inteligência Emocional.

Aceitar e validar os sentimentos e intenções externas faz com que você consiga enxergar além do que uma discussão propõe, além do que uma briga expõe.

Além disso, só é empático aquele que carrega consigo a ideia de que todo mundo está certo dentro do seu ponto de vista e que nossa missão é respeitar e não convencer da nossa verdade.

Assim, há menos gasto de energia e melhor convivência em todos os grupos.

Espero que faça sentido para você trilhar esses 4 principais passos e iniciar o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional.

A vida deve ser leve, feliz e abundante, esteja consciente para aproveitar.

Luz e Sucesso!


Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeura, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @liderdesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada. 

 

 

Alteração na licença-maternidade para mães de prematuros

Enquanto Otto esteve internado na UTI Neonatal, acompanhei histórias de mães preocupadas por ver sua licença-maternidade terminando e o bebê ainda estar no hospital. Ou mães que ficaram três meses com o filho no hospital e o prazo da licença era de 4 meses, ou seja, ela passaria apenas um mês cuidando da criança em casa e já teria que voltar ao trabalho.

É desesperador porque a mãe quer – e tem o direito – de passar todo o período de licença-maternidade ao lado do filho, principalmente após o trauma de ter tido um parto prematuro, ficado meses no hospital trilhando o caminho que só uma mãe de UTI sabe como é.

Na prática, é só após a alta hospitalar que a família vai poder conviver, de fato, já que enquanto está no hospital, apesar de ter contato com os pais, o bebê recebe todos os cuidados da equipe de enfermagem.

Como era

O período padrão de licença-maternidade era de 4 meses, podendo ser estendido para 6 meses, a critério da empresa. O prazo era contado a partir da data de nascimento do bebê.

Como ficou

O prazo continua o mesmo, mas passa a ser contado a partir da data da alta do bebê ou da mãe, o que acontecer por último.

Uma vitória para mães de prematuros, que não precisarão mais passar pela aflição de ter que se separar do filho precocemente. Essa separação é sempre tão dolorosa, imagine então após ter um bebê prematuro e tendo passado tão pouco tempo integralmente ao lado dele. Ao menos uma boa notícia em tempos como os de agora!