Indicações de livros sobre maternidade

Fiz aqui um compilado dos livros que li ano passado e incluí alguns títulos sobre gravidez e outros assuntos relacionados à maternidade que já havia lido há tempos e podem ser interessantes também. Já fiz post sobre alguns deles separadamente aqui no blog, agora estão todos reunidos para consultar mais facilmente.

origens mágicas vidas encantadas

Origens Mágicas, vidas encantadas – Deepak Chopra

O famoso médico indiano fala nesse livro sobre gravidez e nascimento principalmente do ponto de vista espiritual. Segundo ele, vivências de acalento ainda no útero podem nutrir uma pessoa até a morte.

Ele fala sobre as mudanças no corpo durante a gravidez e ensina posturas de ioga para o relaxamento da mulher nesse momento em que há dor e cansaço. Defende ainda exercícios para facilitar o parto normal e também dá dicas de mantras e estimula a meditação.

Ele explica que o bebê, ainda na barriga, tem conexão direta com os pensamentos e emoções da mãe. E que é essencial a mãe se manter em equilíbrio para o bem-estar de ambos.

Foi um dos primeiros livros que li quando descobri que estava grávida e foi de grande valia em diversos aspectos. Ele traz paz, nos faz mergulhar dentro de nós mesmas.

Uma curiosidade: um dos primeiros conselhos do livro é que a gestante crie um diário para registrar a gravidez, escrevendo como se sente. Acho que não só gestantes deviam ter esse hábito.

“Ao ouvir seu diálogo interior, você vai entrar em contato com seu bebê e com lugares mais profundos do seu íntimo. Escrever um diário pode ajuda-la a se tornar mais presente na vida.”

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/2Vpt9IS

o que esperar

O que Esperar Quando Você Está esperando – Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway

É um verdadeiro guia para as grávidas. Explica absolutamente TUDO desde antes da gravidez, quando o casal ainda está planejando um filho, até o pós-parto e puerpério.

Eu consultei muito durante a gravidez e era incrível como explicava exatamente cada sintoma em determinada fase em que eu estava. Mas aconselho a usar realmente como um guia. Uma leitura contínua pode ser bem cansativa.

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/3boXb5f

a encantadora de bebês

A Encantadora de Bebês – Tracy Hogg e Melinda Blau

Também pode ser considerado um guia. Lembro que cheguei nele nos primeiros dias com o Otto em casa. Estava desesperada com ele acordando a cada três horas e eu feito um zumbi o dia todo! Rsrs

Encontrei respostas para muitas dúvidas e descobri que sem querer eu fazia coisas consideradas “certas” na visão das autoras, como manter uma rotina bem estabelecida.

Mas ela tem opiniões que podem ser controversas e contrárias a de outros autores, como por exemplo, acostumar o bebê a dormir sozinho no berço. É uma leitura válida como um guia, conforme falei antes. Pegue o que for bom para você, o que não for, desconsidere.

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/3eA3chf

besame_mucho_como_criar_seus_filhos_com_amor_dr_carlos_gonzalez

Bésame Mucho – Como criar seus filhos com amor – Carlos Gonzalez

Pai e pediatra, o autor fala sobre diversos assuntos do universo da parentalidade como sono, amamentação, choro, ciúme e tantos outros, explicando suas teorias e falando sobre as quais é contra.

Ele defende, por exemplo, que os filhos devem dormir na cama dos pais. Também controverso. O livro é bem embasado e tem muitas pitadas de bom humor, mas achei um tanto chatinho em alguns momentos, quando ele explica diversos estudos com famílias por todo o mundo.

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/3bu4hW0

meu jeito de ser mãe

Meu Jeito de Ser Mãe – Fernanda Rodrigues

A atriz Fernanda Rodrigues, autora do blog Cheguei ao Mundo, descreve como é a experiência de ser mãe da Luísa e do Bento. Ela também compartilha dicas, conta histórias engraçadas e perrengues que passou com os dois.

Mais do que isso, tenta mostrar como é possível equilibrar todos os papéis que desempenhamos além de ser mãe: o de esposa, filha, profissional, enfim.

Leitura rápida e simples. Mas quem procura uma leitura mais profunda e romantizada da maternidade, não vai encontrar nesse livro.

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/3avtle8

eu mãe e pai

Eu, Mãe e Pai – Mariana Kupfer

A apresentadora do programa Amar Maternidade conta sua trajetória para se tornar mãe-solo. Aos 34 anos, ela sentiu o desejo da maternidade falar mais alto e, sem ter um parceiro para dividir esse sonho, decidiu fazê-lo sozinha. Através de uma inseminação artificial utilizando um banco de sêmen americano, ela engravidou e deu à luz Victoria, hoje com 10 anos.

Ela também mostra o caminho das pedras para quem pretende encarar tratamentos de fertilidade e reprodução assistida. E fala sobre as diferentes configurações familiares, tão comuns hoje em dia.

Encontre o livro aqui: https://amzn.to/3cDFT4x

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s