Como foi a introdução alimentar do Otto

Mandando ver no brioche. Ele ama um pãozinho

Alimentação foi uma questão pra mim na infância. Sempre comi pouco, não queria provar coisas novas, não gostava muito de comer, enfim, sempre dei trabalho para minha mãe nesse sentido.

Talvez por isso, também não curto cozinhar, não tenho aquele super prazer em comer. Hoje como de tudo, de maneira mais saudável, mas sempre em pouca quantidade.

Quando foi para começar a introdução alimentar do Otto, tive um pouco de medo. Do que oferecer, como variar bastante o cardápio pra ele (coisa que já tinha dificuldade até pra gente em casa).

No início, a pediatra pediu para oferecer alguns legumes sozinhos em forma de purê. Foi difícil porque já tínhamos começado com as frutas e ele não aceitava.

Uma das primeiras vezes comendo mamão e adorando #SQN

Depois, comecei a fazer a papinha mesmo. A orientação era incluir um grão (feijão, lentilha ou grão de bico), um carboidrato (arroz ou batata, por exemplo), uma proteína (carne, frango ou peixe) e uma folha (espinafre ou escarola, por exemplo).

Aos pouquinhos ele foi aceitando, mas bem aos pouquinhos mesmo. Muitas vezes ele não queria comer, virava o rosto, travava a boca, gritava, enfim. Era frustrante. Ficava chateada, mas pensava que o meu papel era oferecer uma alimentação de qualidade e isso estava sendo feito. No momento certo ele ia passar a aceitar e comer mais.

Conforme ele foi aceitando, passei a dar cada vez mais sólido, dando só uma amassadinha com o garfo mesmo. De repente, parece que vira uma chave. Ele passou a comer bem e com gosto.

Foto recente com comidinha bem saudável e mais sólida

Há um tempinho ele come o mesmo que nós comemos, às vezes com pequenas adaptações, incluindo uma carne mais molinha pra ele, por exemplo.

O segredo é observar seu filho e entendê-lo. Os alimentos que ele mais gosta, os que não gosta, se é de comer mais ou não e ir respeitando isso. Uma coisa que aprendi é não forçar a criança a comer. No começo, confesso, já dei umas colheradas à força. Mas não adianta, se ele não quer, não quer. Você ia gostar se te enfiassem garfadas goela abaixo? Às vezes a criança está sem fome, está indisposta, não está a fim mesmo.

Hoje Otto come bem à maneira dele: de tudo, mas pouco. Não é de comer grandes quantidades e acho que tudo bem. Ele segue se desenvolvendo e ganhando peso normalmente, e isso é importante.

Porém, nos últimos dias não está aceitando muitas frutas. Sigo oferecendo, quando aceita, ótimo, se não aceita, tudo bem. Só quer comer banana e tá ótimo também.

A palavra de ordem durante a IA é PACIÊNCIA. É preciso ter muita paciência para que ele entenda que é a comidinha dele, que vai matar a fome e aprenda a sentir sabores e texturas diferentes. É um super processo de mudança para quem até então só tomava leite.

Algumas crianças já aceitam logo de cara e comem super bem. O que não foi o nosso caso no começo. E essa coisa do “comer bem” também é super relativo. Cada criança tem seus gostos e suas necessidades e tudo bem.

Se você mãe está passando por esse processo e está tendo dificuldade com seu filho, tenha paciência e confie que vai dar certo. E confie no seu bebê, ele sabe se quer comer ou quando não quer mais. Siga seu bom senso!

2 comentários sobre “Como foi a introdução alimentar do Otto

  1. Pri agosto 8, 2019 / 10:59 pm

    Isso mesmo Bi, cada criança é de um jeito. A primeira fruta da Manu foi banana e ela amaaaaaa banana kkkkkk se deixar só come isso de fruta… em compensação, tive que oferecer peixe pra ver se teria alergia e adivinha? Comeu duas colheres e fechou a boca 😂😂😂 outra que ela não gostou e nem abriu a boca foi fígado 😂😂😂 eu não suporto nem o cheiro e adivinha? Ela odiou tb kkkkk Ufaaaa e quem fez foi o papai pq a mamar jamais faria hahahahahaha
    O Otto está enorme 🥰🥰🥰 cada dia mais gatão ❤️

    Curtir

    • Fabiola Mininel agosto 8, 2019 / 11:07 pm

      Pri, que legal você por aqui! Otto come peixe super bem. Comida em geral são poucas coisas que ele não curte. O problema agora tem sido as frutas, só come banana! Kkk
      Manu também tá lindona! Bjo 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s